segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vem chegando o verão....



Tudo sebre celulite!!!



- O que é celulite? O que é mito e o que é verdade?
A celulite é também conhecida pelo nome fibroedemaginoide.  Caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Pode se apresentar em 4 graus diferentes. Mas uma paciente pode apresentar 2 ou mais graus em diferentes partes do corpo.

GRAU 1 LEVE
 A celulite é interna, não é vista ou sentida  Os vasos estão mais permeáveis e as toxinas começam a se instalar  Se a pele for apertada com força, vão aparecer furos minúsculos  Se for tratada neste estágio, a possibilidade de melhora é de 100%

GRAU 2 VISÍVEL
 A pele tem um aspecto acolchoado
 O sistema linfático está comprometido
 Se a pele for apertada, fica amarelada, porque há acúmulo de líquidos. É o começo da formação dos edemas  Surgem vasinhos arroxeados na região, graças à vazão de líquidos  Não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos  Nesta fase, a chance de melhora é de até 80%


GRAU 3 INTENSA
  A superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque
 A pele está mal nutrida e pode haver desidratação dos tecidos. A textura torna-se áspera e os poros ficam dilatados
 Surgem microvarizes
 Começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente
 Com a circulação comprometida, sente-se a pele mais fria
 Mesmo neste estágio, é possível melhorar o estado da celulite em cerca de 60%

GRAU 4 GRAVE
 A celulite fica evidente até mesmo sob as roupas
 As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam de tal forma que criam nódulos, prejudicando a circulação
 Os nervos podem ser comprimidos, o que faz a região ficar endurecida e dolorida

Atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
O ideal de beleza da atualidade é o "corpo perfeito". A presença de tecido adiposo (gordura) é pouco aceita e as irregularidades deste tecido, a "celulite" é um verdadeiro pavor para as mulheres, que desejam permanentemente estar de acordo com os padrões de beleza atuais.


Como se forma?
 As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas.
Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens e adolescentes e não respeitando até as mulheres magras.
Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.


- A celulite possui tratamento?
 Existem vários tratamentos, dificilmente a celulite some totalmente, a idade sempre interfere, também o grau e o tempo que a celulite já durou. Graus mais iniciais e tempos mais curtos, pessoas mais jovens tem melhor resposta ao tratamento, graus mais avançados com nódulos, depressões, grande extensão em pessoas mais velhas que apresentarem essa celulite há muito tempo vão ter mais dificuldade em ter resultados mais satisfatórios. O tratamento sempre vai depender do grau, da idade, do tipo de manifestação que se apresenta com mais intensidade daquela celulite, por exemplo, mais gordura localizada, mais retenção de líquido, sendo que cada caso  é analisado individualmente e cada caso terá seu tratamento. Para tratar a celulite podem ser utilizados a Carboxterapia, o ultra-som, a endermoterapia e a radiofrequencia, além de massagem manual ou com aparelho que é chamada drenagem linfática, que é uma massagem que ajuda a não haver tanta retenção de líquido e é feita delicadamente fazendo-se pressão no trajeto dos vasos linfáticos. É uma massagem delicada, especial que não tem relação com a massagem convencional. Também não é possível se falar em melhores tratamentos, todos são igualmente bons, depende da indicação. Em geral na celulite não se utiliza só um tratamento a não ser em casos muito iniciais mas a grande maioria


- Quais tratamentos são realmente efetivos e quais não dão resultados?
 Conforme respondi na pergunta anterior, cada caso e grau possui seu tratamento...portanto n existe tratamento sem resultado e com boa indicação todos Sao efetivos.....Citei tmb na questão anterior alguns tratamento consagrados: Carboxterapia, radiofrequencia, endermoterapia, ultra-som e drenagem linfatica.


- Fazer exercícios físicos ajuda a eliminar/evitar a celulite? Se sim, quais?
A falta de exercícios físicos diminue muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal e diminuição da celulite.
Exercício físico regular como caminhada, bicicleta ou natação sao indicados no combate a celulite. Em adição deverá efectuar alguns exercícios específicos como; agachamento, leg press, flexão e gluteos. Espere melhorias em 3 semanas e peça ajuda ao seu instrutor, para efectuar estes exercícios corretamente.
 
- Qual é o papel da alimentação na aparição da celulite?
Se uma pessoa quiser mudar o seu contorno corporal deve mudar os seus hábitos. Você é aquilo que você vive. Quem tem alimentação saudável e pratica exercícios vai ter o contorno corporal associado a esses hábitos saudáveis.
Chás, arroz integral, e azeite. Entre outros são exemplos de alimentos simples que podem dar aquela força na hora de declarar guerra à inimiga. Isso porque eles têm substâncias poderosas contra a celulite.
*Arroz integral
Contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), que diminuem a absorção do açúcar e melhoram o funcionamento do intestino.
*Aveia
Rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.
*Chás
Chá verde e de sálvia são eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Infusões com menta e espinho branco também ajudam a desinchar.
*Azeite de oliva extravirgem
Tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Se for usado junto com o azeite de linhaça, torna-se ainda mais potente.

- Qual a sua dica/truque de profissional para tratar as celulites?
Beber 2 litros de água por dia.
Hidratar a região com cremes específicos para tratamento de celulite, realizando auto-massagem.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Alimentação balanceada com alimentos funcionais.
Drenagem linfática para prevenir, relaxar e melhorar a circulação. 



SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Novidade! LIMPEZA FACIAL ULTRASSÔNICA





Para quem não gosta de sofrer na hora da limpeza de pele, a fisioterapeuta dermatofuncional, Dra. Marcela Rodrigues tem uma novidade: “a Limpeza Facial Ultrasônica é indicada para ser realizada antes de qualquer procedimento facial, especialmente para àquelas pacientes que fogem da dor”.
  
O tratamento é realizado com um aparelho de ultrassom e não provoca descamação nem vermelhidão da pele. O tratamento é indolor, não agride e nem deixa a pele avermelhada como é comum nos outros tratamentos, fazendo com que a pele reaja muito bem à aplicação, potencializando a ação dos produtos hidratantes e nutritivos. O procedimento dá-se por meio de corrente ultrassônica, que em contacto com a pele promove uma completa “varredura”, eliminando as células mortas e acelerando a renovação celular e a produção de colágeno e elastina, bem como se trabalha o enrijecimento facial por meio da micromassagem realizada com o aparelho de ultrassom.

Utiliza um sistema de microvibrações ultrassônicas para esfoliar, hidratar e limpar sem danificar a pele. A profunda ação limpadora do tratamento elimina as impurezas e células mortas, limpando os poros de gordura. Promove o desaparecimento das manchas cutâneas. A combinação de uma espátula metálica especial e uma vibração de frequência supersônica para vaporizar o tônico limpador/hidratante e fazê-lo penetrar nos poros por meio de movimentos suaves mas contínuos. Este efeito dilata e amacia o poro, emulsionando e limpando a gordura, pó e restos cosméticos e arrancando as células mortas. Isto reidrata as células e acelera a circulação sanguínea reforçando o metabolismo do tecido cutâneo”, explica Marcela.

O tratamento é uma limpeza interna (na derme), ou seja, é feita a limpeza da pele de dentro para fora funcionando como um depurativo. Este tratamento é contraindicado para gestantes, cardíacos, portadores de marcapasso e pessoas com tumores malignos.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NOVIDADE: Drenagem linfática-ortomolecular




A fisioterapeuta dermato-funcional, Marcela Rodrigues, da Clínica Shory, apresenta uma novidade que vai fazer a cabeça de quem é apaixonada por drenagem-linfática. A Drenagem-Ortomolecular é o que há de mais novo no mercado e seu grande diferencial, além dos benefícios já conhecidos das drenagem linfática, é que a novidade promove nutrição celular, facilita entrada de oligoelementos e favorece o bom funcionamento celular

A Drenagem-ortomolecular proporciona uma desintoxicação do organismo ao mesmo tempo que nutri e ativa o metabolismo. Potencializa a drenagem por meio de produtos ortomoleculares que promovem a nutrição celular e facilitação da entrada dos oligoelementos (fósforo, selênio, magnésio e cálcio), favorecendo o bom funcionamento das células e ativando o metabolismo”, explica Marcela..

O primeiro passo do tratamento é feito por meio de uma esfoliação corporal para retirada das células mortas. Logo após e aplicado uma máscara de oligoelementos, que além de nutrir a pele, fará troca metabólica removendo as toxinas. Por fim, é realizada a drenagem linfática manual associada a massagem relaxante. Que, além de ativar o metabolismo, tratar celulite e gordura localizada, vai promovermos relaxamento da musculatura. Um tratamento ideal para quem busca beleza e bem estar.

O tratamento é realizado entre 5 a 10 sessões e não é indicado para quem tem alergia aos componentes dos cremes e produtos ortomoleculares.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cuidados com a pele no verão



 A fisioterapeuta dermatofuncional Dra. Marcela Rodrigues dá dicas de como cuidar da pele no verão



Como devemos preparar a pele para o verão?
Tanto o rosto como o corpo precisam de uma esfoliação para afinar a pele e remover os vestígios de células mortas que tenham ficado presos por meias, calças justas, roupa de frio e maquiagem. É importante fazer uso de esfoliantes que contêm pequenos grânulos esféricos que, ao serem massageados na pele, ajudam a soltar as células mortas, para quem não quer comprar, é possível fazer um esfoliante caseiro com um creme de limpeza misturado a algum abrasivo cutâneo, como aveia. Massageie a mistura sobre a pele por um ou dois minutos e retire o excesso de creme com água morna. Por último, umedeça e hidrate a pele com seu creme habitual. Um procedimento simples para fazer diariamente, inclusive várias vezes ao longo do dia, é borrifar na pele do rosto e do corpo uma loção tônica refrescante, hidratante e estimulante. A hidratação e a umectação também são essenciais se você já começou a tomar um pouco de sol. A perda de umidade traz como consequência o aparecimento de rugas e a redução da elasticidade da pele

Como conseguir um bronzeado saudável?
Para obter uma resposta biológica normal da pele e ficar com um bronzeado uniforme, é preciso hidratá-la e nutri-la com emulsões, géis e cremes de acordo com o seu tipo de pele. E usar sempre um protetor fator 15, pelo menos, pois o bronzeado será uniforme e não ocorrerá queimaduras.

É perigoso usar autobronzeador? Qual a forma correta de utilizar?
O que o autobronzeador faz é "colorir" a pele por um período de tempo que pode ser de até 1 semana com o mesmo bronzeado, dependendo da pele, da aplicação.
O autobrozeador age somente nas camadas superficiais da pele, através de uma substância chamada DHA (dihidroxiacetona) que em contato com as proteínas da pele provoca o efeito bronzeado. O primeiro passo antes de passar o autobronzeador é fazer um esfoliação corporal, pois ele remove todas as células mortas da pele e prolonga o bronzeado. É muito importante também tomar muito cuidado para não deixar resíduos de autobrozeador nas mãos, senão a palma da mão ficará toda bronzeada também. O autobronzeador deve ser aplicado sempre em movimentos circulares para evitar as manchas por acumulo de produto ou falta dele em alguns locais. Passe em todos os locais onde deseja que fique bronzeado. Após a aplicação espere secar/absorver completamente o produto antes de se vestir. Espere de 3 à 5 horas e pronto já estará com uma nova cor. Para intensificar o bronzeado aplique dias seguidos, após conseguir a cor desejada faça uma manutenção da cor reaplicando o produto de 1 a 2 vezes por semana.

Como evitar que a pele fique oleosa na estação?
Limpeza da pele com produtos específicos é uma das principais recomendações. Uma boa higiene esse é o segredo, entre os cuidados diários é imprescindível uma higiene bem feita e o uso de cosméticos adequados. O adolescente precisa estar consciente de que será uma batalha constante, pois necessitará de alguns anos de dedicação e cuidado até que passe a fase crítica. Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, com um sabonete líquido ou em barra suave e livre de óleo (oil free), com água morna ou fria, jamais quente, para não estimular a produção de sebo. Os sabonetes precisam ser anticépticos e bactericidas. Muitas marcas especificam isso no rótulo, mas quando não vem denominado, basta ver se na lista de ingredientes contém triclosan ou irgasan, substâncias com essas propriedades. Uma boa higienização e uma esfoliação já ajudam a melhorar o aspecto da pele. Há no mercado esfoliantes suaves, indicados para esses casos. Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15. Lavar o rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve. Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.

Existe alguma receitinha natural (e fácil) para a garota fazer com o que tem em casa no verão?
Máscara esfoliante:
1 colher de mel
3 colheres de aveia em flocos
Junte a aveia e o mel e misture. Aplique na pele fazendo movimentos circulares ascendentes. Essa máscara regula o ph da pele, tornando-a mais homogênea e ajuda na remoção de cravos e espinhas. Faça duas vezes por semana.
Máscara para hidratar a pele seca:
1 copo de iogurte integral, sem sabor
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de sopa de mel
½ colher de óleo de semente de uvas brancas
folhas frescas de sálvia
Misture delicadamente o óleo de amêndoas, o óleo de semente de uvas brancas e o mel ao iogurte. Passe no rosto limpo, uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Descansar por 20 minutos. Feito isso, retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele. Aplicar uma vez por semana.

Quais são os melhores métodos de depilação?
É nessa fase que os pelos começam a aparecer em maior abundância e as meninas começam a querer tirá-los e pensar na antiga e famosa lâmina. Quando as mães já têm o hábito da depilação passam a conversar com as filhas a respeito do assunto, acalmando-as quanto à dor e levando-as em sua depiladora de confiança, inclusive permanecendo presente na sala, para que se sintam mais seguras.  A depilação em adolescentes há de ser feita com cuidados redobrados e com muita paciência. Os produtos usados e especialmente a cera de depilação normalmente é de consistência mais elástica, com aditivos calmantes e de baixa temperatura. Tudo isso porque realmente a pele da adolescente é muito mais sensível do que a pele de um adulto. Normalmente elas começam depilando apenas a canela, a virilha só na voltinha do biquíni e também as axilas. A partir da segunda depilação já pedem para tirar um pouquinho mais na virilha e a partir da terceira depilação já estão muito mais a vontade, tanto quanto à timidez, que a maioria tem nessa idade, como mais tranquilas quanto ao medo.

A menina deve tomar algum tipo de cuidado depois de depilar?
Sim, sempre procurar profissionais especializados e evitar fazer a depilação em casa.

Se a garota passar do ponto na hora de tomar sol, o que deve fazer?
Caprichar na hidratação da pele e tomar muita água.

A pele dos pés também sofrem com a exposição ao sol, o que a garota deve fazer para protegê-los?
Fazer esfoliação, hidratação e não esquecer do filtro solar.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141- 4138