sexta-feira, 16 de março de 2012

DICAS DE CUIDADOS OM A PELE EM CADA FASE


Você também tem dúvidas? Envie sua pergunta para o nosso e-mail: estriastemtratamento@hotmail.com



O que acontece com a pele da mulher com o passar dos anos?
Com o passar dos anos, a pele, assim como os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. Entre as mudanças, ocorre a perda de elasticidade e luminosidade, além de aparecerem rugas e flacidez. Fatores externos como o estresse, o fumo e, principalmente, a radiação solar, influenciam e aceleram o envelhecimento da pele. 

É importante que ela siga uma linha de tratamento para cada fase da vida?
 Sim. Pois a pele presente diferentes necessidades ao longo da vida.

O que é mais indicado?
A proteção solar possui total indicação em todas as idades.
Cuidados com higiene e hidratação de acordo com o tipo de pele Sao imprescindíveis.

Quais os problemas a mulher pode sofrer se não cuidar da pele desde nova?
De qualquer forma a pele sofrera o envelhecimento. Mas com cuidados diários, suprindo a necessidade de cada fase da vida. Poderá retardar o envelhecimento, ter uma aparência mais harmônica e esbanjar saúde.

Quais são essas diferentes fases?
Quando se é adolescente, um dos primeiros sinais de envelhecimento é o surgimento da acne. Depois dos 20 anos, surgem marcas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca.  Ao alcançar os 30, você começa a ter as primeiras rugas, uma vez que as fibras de e elastina começam a sofrer alterações e, com isso, acontece a diminuição da densidade cutânea junto à perda de firmeza e elasticidade, afetando o contorno do rosto. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir também.  Nesta faixa etária, deve-se tratar a pele para estimular suas funções, prevenindo ou diminuindo os efeitos que se acentuarão com o passar do tempo. Entre os 40 e 50 anos, as fibras de colágeno e elastina não são produzidas como antes e as fibras se desorganizam. A renovação celular torna-se irregular e a pele cada vez mais perde sua hidratação. A queda natural na produção de hormônios traz ainda mais prejuízo a todas as funções da pele. Todas essas alterações fazem com que ocorra perda em sua densidade, firmeza e elasticidade. 
Após os 60 anos, as rugas já aparecem de um jeito acentuado, a perda da elasticidade e da firmeza é perceptível e ela se torna muito mais fina, frágil e desidratada. A renovação celular é bastante deficiente e a contínua diminuição das taxas hormonais impossibilita a recuperação natural da pele. É a fase em que os ativos que combatem os sinais do tempo são mais necessários à sua revitalização. 

O que essas diferentes linhas de tratamento podem oferecer às mulheres?
Existe tratamento para cada fase da vida.
Aos 20 anos é uma fase que a pele tem brilho e possui tônus perfeito, sem rugas ou flacidez. Basta higienizar com sabonete duas vezes ao dia. Como nesse período a maior parte das mulheres tem pele oleosa é bom dar preferência para cosméticos oill free, principalmente os que contêm vitamina C e peróxido de benzoila, esse último indicado para quem tem acne, pois controla a oleosidade. O ideal para essa idade são sabonetes líquidos e espumas de limpeza, considerados mais neutros. Após os 25 anos é indicado o uso de tônicos, cosméticos antioxidantes e eventualmente a aplicação de alguns ácidos à base de frutas. Para peles secas, os tônicos não devem conter álcool e sim chá verde, extrato de romã e camomila. Já para as acneicas, os tônicos têm que conter ativos secativos como a sulfocetamida sódica, azebiol e zinco. Para peles desgastadas, além dos cuidados diários, os especialistas aprovam o Peeling de cristal e a fotomodulação (irradiação de uma luz específica para estimular a produção de colágeno).
30 anos. Nesse período a pele começa a ter alterações de coloração, resultando no aparecimento de manchas e pequenos sulcos. As primeiras linhas entre as sobrancelhas e o sulco naso-labial, vinco entre as abas do nariz e o canto dos lábios, aparecem com essa idade. A região ao redor dos olhos também dá os primeiros sinais de desgaste, assim como as manchas provenientes de sol, consumo de anticoncepcionais e fumo. Para amenizar o problema, são indicados cremes que contenham caviar, matrixyl, ácido retinóico e ácido glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas. Os procedimentos estéticos, assim como em qualquer outra fase da vida, precisam ser recomendados por um Dermatologista – geralmente tem bastante eficácia luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica. Para a faixa dos 30 também vale o cuidado de manter a cútis muito bem hidratada, esse item é importante para se ter uma pele com aspecto jovem e saudável.
40 anos. Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades antiidade, que a partir de agora são obrigatórios na nécessaire. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes. E não é só. As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas, o sulco naso-labial e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial. Nos cosméticos de tratamento de uso diário não pode faltar caviar, matrixyl, ácido retinóico, ácido glicólico, DMAE e coffeskin, todos necessários para estimular o colágeno. Os procedimentos estéticos que suavizam todos esses sintomas são os mesmos indicados para a faixa dos 30 anos – luz intensa pulsada, laser fracionado, peeling de cristal, preenchimento e aplicação de toxina botulínica – e mais a radiofrequência, variando agora, na faixa dos 40 anos, a quantidade das substâncias e o número de sessões, que devem ser maiores e indicados por um médico.
 Aos 50 anos a flacidez excessiva compromete bastante o contorno do rosto, os vincos na região dos lábios pioram e a área dos olhos sofre com uma intensa flacidez e sobras de pele. Além disso, uma região que também sofre com o passar do tempo e a ação da gravidade é a bola de Bichat (gordura das bochechas), envelhecendo bastante a aparência. Isso ocorre, entre outras coisas, devido a uma forte diminuição dos hormônios sexuais, visto que nesse período a mulher já entrou na menopausa. Outro sintoma que compromete o rosto nessa fase é o aparecimento de vasinhos sanguíneos, deixando para trás qualquer expectativa de juventude. Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação como a vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja, além de ácidos glicólico e retinóico para promover a renovação celular. Outro recurso eficiente para esse período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, a partir dos 50 anos a mulher pode se beneficiar de peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico e poli-lático e aplicações de toxina botulínica.
Com 60 anos a mulher apresenta rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina (portanto, mais vulnerável à ação do tempo), papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista, sulco naso-labial evidente e sobra excessiva de pele nas pálpebras. Essas são as condições do rosto, a partir dos 60 anos de idade. Nessa fase é imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade. Produtos com vitamina C e E, também são indicados, pois amenizam os sinais de envelhecimento, assim como os ácidos tópicos, que estimulam o colágeno; e os clareadores, que atuam sobre as manchas, suavizando-as. Cosméticos com DMAE, argireline e tensine, também são recomendados, já que além de tratar, promovem um efeito lifting imediato que atenua os sintomas da idade.

Existe alguma contraindicação?
Os tratamentos estéticos para cada fase da vida precisam de indicação profissional, após a realização de uma avaliação individual. Levando em conta a real necessidade de cada paciente, objetivos e esclarecidos as contraindicações de cada procedimento.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 3325-0866
www.shory.com.br
www.estriastemtratamento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário