segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Xô olheiras!





As famosas e indesejadas manchas escuras ao redor dos olhos são o pesadelo de qualquer pessoa, mas a tecnologia está a nosso favor, podemos ficar livres das temidas olheiras. Dra. Marcela Rodrigues, fisioterapeuta dermatofuncional, esclarece algumas dúvidas e explica como tratar o problema.

Existem quatro tipos de olheiras com causas diferentes, “as olheiras constitucionais são aquelas de coloração acastanhada e funda. São comuns em pessoas de etnias indianas e árabes, costumam ser resistentes aos tratamentos, demoram para se ter resultados que na maioria das vezes são mínimos. Olheiras melânicas, são causadas pelo aumento no pigmento da pele o tom de pele, o excesso de sol e o estímulo hormonal são responsáveis pelo seu aparecimento ou aumento. Os tratamentos de clareamento apresentam bons resultados. Olheiras sanguíneas, são aquelas com o acumulo de sangue na região com coloração arroxeadas, os tratamentos favorecem a circulação. Olheiras vasculares, são azuladas pelo excesso de retenção de fluidos o estresse e o cansaço são as causas principais, os tratamentos para aumentar a circulação apresentam bons resultados”, explica.

As causas mais comuns de olheiras são: hereditariedade, etnia, cansaço, dormir pouco, fazer dietas radicais para emagrecer, período menstrual, exposição ao sol e doenças respiratórias.

As olheiras são resultado de dois fatores; A ação da melanina (pigmento que dá cor à pele) somada à micro-circulação local. A pele abaixo dos olhos é muito fina, quase translúcida, evidenciando  os vasos sanguíneos da região. Pode também esta associada a retenção de líquidos e gordurinha localizada, resultando em bolsas na região logo abaixo dos olhos.

Tanto os tratamentos com aparelhos, quanto os produtos ricos em vitamina E, C e K de uso domiciliar, prometem suavizar as olheiras. Clareando, nutrindo e ativando a circulação local. Os tratamentos mais eficazes são os Peeling, a Carboxterapia e a Luz Intensa Pulsada.


Para cada caso de olheira, há um tratamento específico, por isso, é preciso procurar um profissional para orientá-la sobre o melhor tratamento.

Dicas:
·         Procure tratar de suas olheiras com os produtos indicados por um profissional da área;
·         Durma bem e no mínimo de 7 horas;
·         Não deixe de dormir sem fazer os cuidados necessários para o tratamento;
·         Pratique atividade física;
·         Faça compressas com algodão umedecido em chá de camomila frio e/ou com pepino de 1 a 2 vezes por semana;
·         Beba bastante água;
·         Use protetor solar no mínimo de FPS 30.
·         Faça compressas geladas durante 15 minutos com chá de camomila, chá verde ou soro caseiro. A temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região. A solução mais fácil para esconder as olheiras ainda é apelar para os truques de maquiagem. Para disfarçar olheiras, use um corretivo de tom mais próximo a cor da sua pele. Pois ao contrario do que se pensa, um corretivo mais claro só vai evidenciar a região. Prefira os produtos que contêm filtro solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário