terça-feira, 10 de abril de 2012

Dúvidas sobre estrias????


Mande suas dúvidas... a Dra. marcela Rodrigues responde pra você!

 

1)      Usar roupa muito apertada dá estria?
Usar roupas apertadas além de sensibilizar a pele, aumenta as chances de apresentar estrias. Favorece o aparecimento de celulites, ocasionadas pela ma circulação local.

2)      Tomar banho muito quente dá estria?
O banho quente, resseca e desvitaliza a pele. Que fragilizada, fica mais sujeita a apresentar estrias do que uma pele hidratada e bem nutrida.

3)      Tomar banho com bucha (esfregando na pele) dá estrias?
O atrito da bucha de banho assim como as roupas apertada e banho quente desvitaliza a pele. Que se for submetida a tensão rompera com facilidade as fibras elásticas. 

4)      Quem coloca silicone em doses exageradas corre o risco de desenvolver estrias?
a.       Se sim, Isso é comum?
Sim. E muito comum apresentar estrias em regiões com  prótese de silicone de tamanho exagerado. Pois a prótese estica muito a pele, que acaba rompendo suas fibras.

b.      Se sim, como evitar?
Para evitar as estrias que surgem após cirurgia de implantes de silicone e muito importante manter uma hidratação profunda da região que recebera a prótese.  Realizar esfoliação corporal com produtos específicos, para promover a renovação celular. Escolher um tamanho indicado para seu biotipo, sempre seguindo a orientação do seu cirurgião.

5)      Quem faz academia e ganha, de repente, muita massa muscular, pode desenvolver estrias?
a.       Se sim, Isso é comum?
Sim. As estrias são queixa frequente entre homens e mulheres nas academias. Pois surgem com o rompimento das fibras elásticas, ocasionado pelo aumento rápido de massa muscular. Nas mulheres elas surgem com mais frequência em; glúteos, quadris, coxas e panturrilhas. Já nos homens, aparecem na lombar, dorso, virilha e axilas.

b.      Se sim, como evitar?
Ter objetivos a longo prazo p ganho de massa muscular. Nao fazer uso de esteróides e cuidar da hidratação da pele.

6)      A estria tem alguma influência genética?
Fatores genéticos devem ser considerados. Pois se os pais apresentam este problema, aumenta a chance dos filhos também apresentarem estrias. Mas outros fatores também sao responsáveis pelo surgimento das estrias. Tais como; aumento rápido de peso ou massa muscular, alterações hormonais, obesidade, efeito sanfona, etc.. 

7)      Mulheres tendem a ter mais estrias? Se sim, por que?
As mulheres apresentam mais estrias do que os homens, pelos seguintes fatores; alterações hormonais, pós parto, famoso efeitos sanfona.

8)      As estrias são irreversíveis?
 Até bem pouco tempo, as estrias eram conhecidas como um mal irreversível. Mas, é importante citar que estrias tem tratamento. Com tecnologia e possível amenizá-las e conseguir ótimos resultados. Elevar a autoestima e fazer as pazes com o espelho.

9)      Estrias escuras são mais fáceis de tratar?
As estrias violáceas apresentam uma coloração avermelhada inicialmente, por ainda conter resquícios metabólicos. Mas com a cicatrização, a coloração tende a mudar para branca.
Por se tratar de uma lesão recente apresenta resultado mais rápido, se comparado com as estrias albas.

10)   Refrigerante ou algum outro tipo de alimento contribui para o aparecimento de estrias? Quais e por que?
Como as estrias algumas vezes estão associadas ao ganho rápido de peso, uma dieta saudável e balanceada evitando o consumo de doces e gorduras, evita o efeito sanfona. Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno. 
A ingestão diária de líquidos é muito importante, deve-se beber pelo menos 8 copos de água por dia (2 litros).

11)   Além dos mitos citados acima, quais são as outras dúvidas mais comuns que você ouve no consultório? (responder se é verdade, mentira e o por que)
A duvida mais frequente é com relação a idade da estria e a sua coloração. Muitos acreditam que somente as estrias vermelhas e novas apresentam resultado. 
Um grande mito. Pois com os recursos tecnológicos disponíveis na estética, é possível tratar com sucesso, desde estrias vermelhas que acabaram de romper, ate estrias brancas com mais de 10 anos! 

Outra grande duvida é referente ao fototipo da pele do paciente.
Importante citar que o tratamento de estrias realizado através da Galvanic Punture Terapy pode ser realizado em todos os tipos de pele, inclusive com bons resultados em peles negras.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 3325-0866

Nenhum comentário:

Postar um comentário