quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dúvidas? Envie-nos suas perguntas que a fisioterapeuta dermatofuncional, Dra. Marcela Rodrigues responde....



- É comum surgirem manchas no corpo da mulher após a gestação. Existe algum tratamento para eliminá-las? Qual?
Sim, é super comum. O peeling de diamante é extremamente eficiente para remover manchas da pele. Como nao utiliza produtos químicos pode ser utilizado tranqüilamente por mamães que estão amamentando. No caso de manchas mais profundas os peelings químicos podem ser associados, a fim de potencializar os resultado. Porém e contraindicado por lactantes. 


- Estrias e varizes também podem aparecer. O que fazer para amenizá-las? 
As estrias fazem parte do processo, afinal elas afetam 90% das grávidas e surgem com o rompimento das fibras elásticas e colágenas. Não é preciso mais se desesperar, pois agora é possível se livrar das estrias com um novo tratamento. O Galvanic-Punture Terapy, com outras técnicas associadas- que varia de acordo com cada gravidade do caso, é um novo método que vem dando um excelente resultado. A técnica realizada por meio de um aparelho que desencadeia um inflamação aguda e local, que estimula o fibroblasto a sintetizar novas fibras colágenas e elásticas. Um método invasivo que propicia a progressão da diminuição da flacidez tecidual local, nivelamento das estrias e desaparecimento macroscópico das estrias. Um tratamento que pode ser realizado durante todo o ano. (qto as varizes, o indicado e procurar um médico especialista para avaliar o quadro clinico e verificar a necessidade ou nao de uma cirurgia).


- Há algum tratamento que possa hidratar os mamilos rachados por conta da amamentação?
É comum as mamães passarem cremes hidratantes no seio para prevenir estrias. CUIDADO! Passe no "seio" e não no mamilo. O uso de cremes poderá amenizar o aparecimento de estrias mas seu efeito sobre o mamilo será deixar a pele mais fina favorecendo o aparecimento de fissuras. A mamãe deve expor os mamilos ao ar e ao sol tanto quanto possível no intervalo das mamadas, ou dar banho de luz com lâmpadas de 40 watts, colocada a um palmo de distância da mama 10 minutos de cada lado, 3 x dia.
Lavar os mamilos com o próprio leite materno após as mamadas, pois o leite materno possui efeito cicatrizante.


- Dependendo da mulher, o cabelo pode ficar mais ressecado, quebradiço ou oleoso. Quais são os cuidados básicos para que ele fique mais saudável?
Alem das alterações hormonais q afetam os cabelos. A falta de tempo durante o período de adaptação a nova rotina, faz com que as mamães  deixem de hidratar os fios. Os cremes de ação noturna, que podem ser aplicados nos cabelos secos e agem durante a noite, estão cada vez mais eficazes. O melhor é que o cabelo fica novinho em folha, e nem é preciso enxaguar o produto na manhã seguinte.O repouso ajuda o cabelo a absorver melhor o produto, que também acaba permanecendo nos fios por mais tempo. Além disso, o creme não fica exposto ao sol ou a luz intensa, que podem alterar sua eficácia.

- As mulheres também reclamam muito de pele oleosa, com acne. O que você recomenda?
Mantendo a higiene com sabonetes antiacne, filtro solar livre de óleo e maquiagens de boa qualidade. Tendo sempre o cuidado de remover completamente a maquiagem antes de dormir.

- O que pode ser feito para recuperar a forma que ela tinha antigamente?
O trio: dieta balanceada + exercícios físicos + tratamento estético, promete por fim aos centímetros extras.

- Você recomenda a drenagem linfática?
A drenagem linfática é uma poderosa ferramenta para a mamãe que deseja recuperar a antiga forma. Pois acelera o metabolismo e o sistema linfático, eliminando o excesso de líquidos, toxinas e ainda oxigena a pele, deixando-a mais macia e brilhante. Alem de proporcionar relaxamento e bem estar, tao importantes no processo de adaptação, nesta nova rotina.

- Há mais algum tratamento ou cuidado que seja importante citar?
 Cuidados com a hidratação e proteção da pele devem ser redobrados.
Fazer uso de Hidratantes emolientes, protetor solar livre de óleo e beber 2 litros de água.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário