segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dúvidas sobre como cuidar da pele no Verão? A Dra. Marcela Rodrigues esclarece algumas:





- Quais os tratamentos que podem ser feitos no verão sem problemas?

PARA O ROSTO:
 PEELING DE OURO - um protocolo que une a renovação celular, peeling químico e a revitalização por meio de partículas de ouro. O tratamento contém peeling Glicólico e Ouro Quelado, que hidrata, ilumina, preenche e diminui as linhas de expressão. Tudo em um único tratamento.

LIMPEZA FACIAL ULTRASSÔNICA - é indicada para ser realizada antes de qualquer procedimento facial, especialmente para àquelas pacientes que fogem da dor. O tratamento é realizado com um aparelho de ultrassom e não provoca descamação nem vermelhidão da pele. O tratamento é indolor, não agride e nem deixa a pele avermelhada como é comum nos outros tratamentos, fazendo com que a pele reaja muito bem à aplicação, potencializando a ação dos produtos hidratantes e nutritivos. O procedimento dá-se por meio de corrente ultrassônica, que em contacto com a pele promove uma completa “varredura”, eliminando as células mortas e acelerando a renovação celular e a produção de colágeno e elastina, bem como se trabalha o enrijecimento facial por meio da micromassagem realizada com o aparelho de ultrassom. Utiliza um sistema de microvibrações ultrassônicas para esfoliar, hidratar e limpar sem danificar a pele. A profunda ação limpadora do tratamento elimina as impurezas e células mortas, limpando os poros de gordura. Promove o desaparecimento das manchas cutâneas. A combinação de uma espátula metálica especial e uma vibração de frequência supersônica para vaporizar o tônico limpador/hidratante e fazê-lo penetrar nos poros por meio de movimentos suaves mas contínuos. Este efeito dilata e amacia o poro, emulsionando e limpando a gordura, pó e restos cosméticos e arrancando as células mortas. Isto reidrata as células e acelera a circulação sanguínea reforçando o metabolismo do tecido cutâneo. O tratamento é uma limpeza interna (na derme), ou seja, é feita a limpeza da pele de dentro para fora funcionando como um depurativo. Este tratamento é contraindicado para gestantes, cardíacos, portadores de marcapasso e pessoas com tumores malignos.

 

PARA O CORPO:

Drenagem linfática-ortomolecular - A Drenagem-Ortomolecular é o que há de mais novo no mercado e seu grande diferencial, além dos benefícios já conhecidos das drenagem linfática, é que a novidade promove nutrição celular, facilita entrada de oligoelementos e favorece o bom funcionamento celular. A Drenagem-ortomolecular proporciona uma desintoxicação do organismo ao mesmo tempo que nutri e ativa o metabolismo. Potencializa a drenagem por meio de produtos ortomoleculares que promovem a nutrição celular e facilitação da entrada dos oligoelementos (fósforo, selênio, magnésio e cálcio), favorecendo o bom funcionamento das células e ativando o metabolismo. O primeiro passo do tratamento é feito por meio de uma esfoliação corporal para retirada das células mortas. Logo após e aplicado uma máscara de oligoelementos, que além de nutrir a pele, fará troca metabólica removendo as toxinas. Por fim, é realizada a drenagem linfática manual associada a massagem relaxante. Que, além de ativar o metabolismo, tratar celulite e gordura localizada, vai promovermos relaxamento da musculatura. Um tratamento ideal para quem busca beleza e bem estar. O tratamento é realizado entre 5 a 10 sessões e não é indicado para quem tem alergia aos componentes dos cremes e produtos ortomoleculares.


- Mesmo peelings mais leves, como o de diamante, pdem ser feitos sem problemas? Nesse caso, é melhor esperar pelo menos de um dia para o outro para se expor ao sol, ou um bom filtro solar já resolve isso? 
Eles podem sim ser feitos, o que precisa é ter um cuidado redobrado com a exposição solar, usar filtro solar. È indicado fazer em um dia em que você esteja tranquila, sem sair muito de casa, para evitar exposição.

- Como manter a pele hidratada no verão? 
Tanto o rosto como o corpo precisam de uma esfoliação para afinar a pele e remover os vestígios de células mortas que tenham ficado presos por meias, calças justas, roupa de frio e maquiagem. É importante fazer uso de esfoliantes que contêm pequenos grânulos esféricos que, ao serem massageados na pele, ajudam a soltar as células mortas, para quem não quer comprar, é possível fazer um esfoliante caseiro com um creme de limpeza misturado a algum abrasivo cutâneo, como aveia. Massageie a mistura sobre a pele por um ou dois minutos e retire o excesso de creme com água morna. Por último, umedeça e hidrate a pele com seu creme habitual. Um procedimento simples para fazer diariamente, inclusive várias vezes ao longo do dia, é borrifar na pele do rosto e do corpo uma loção tônica refrescante, hidratante e estimulante. A hidratação e a umectação também são essenciais se você já começou a tomar um pouco de sol. A perda de umidade traz como consequência o aparecimento de rugas e a redução da elasticidade da pele

- Peles oleosas precisam de hidratação no verão? Muitas mulheres reclamam que a pele fica muito mais oleosa nesse periodo e aí descuidam da hidratação... 
Limpeza da pele com produtos específicos é uma das principais recomendações. Uma boa higiene esse é o segredo, entre os cuidados diários é imprescindível uma higiene bem feita e o uso de cosméticos adequados. Quem tem pele oleosa tem uma batalha constante, pois necessitará de alguns anos de dedicação e cuidado até que passe a fase crítica. Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, com um sabonete líquido ou em barra suave e livre de óleo (oil free), com água morna ou fria, jamais quente, para não estimular a produção de sebo. Os sabonetes precisam ser anticépticos e bactericidas. Muitas marcas especificam isso no rótulo, mas quando não vem denominado, basta ver se na lista de ingredientes contém triclosan ou irgasan, substâncias com essas propriedades. Uma boa higienização e uma esfoliação já ajudam a melhorar o aspecto da pele. Há no mercado esfoliantes suaves, indicados para esses casos. Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15. Lavar o rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve. Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.

- Além do limão, quais as outras substâncias que podem causar queimaduras e/ou manchas na pele durante a exposição solar? 
Perfumes, refrigerantes e frutas como o limão, a laranja, a tangerina e o figo contêm substâncias fotossensibilizantes, ou seja, tornam-se reativas ao entrar em contato com o sol. Estas substâncias provocam uma alergia ou até queimadura na pele, que fica com manchas avermelhadas, acastanhadas e até mesmo com bolhas, acompanhadas ou não de coceira e ardência no local.  Como depende da exposição da pele ao sol e ao contato com as substâncias fotossensibilizantes, as áreas mais comumente afetadas são o dorso das mãos, colo e os lábios. Podem ter formato irregular ou pontilhado, causado por respingos de limão espremido. Portanto, evite colocar perfumes ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao Sol.

- Uma vez que essa mancha tenha acontecido, o que fazer? Quais os tratamentos para removê-la? Quanto tempo demora isso? 
O peeling de diamante é extremamente eficiente para remover manchas da pele e ativar a fabricação de colágeno no rosto, pescoço e colo.  O tratamento também é excelente para peles oleosas, e bastante eficaz no combate da acne, cicatrizes, manchas na pele, sardas, pequenas rugas e poros dilatados. É superficial e não invasivo, tratando com segurança todos os tipos de pele. Como não utiliza produtos químicos nao causa e não tira o paciente de sua rotina (trabalho, compromissos), pois a descamação que ocorre é delicada e praticamente imperceptível. Não necessita de cuidados prévios, mas é muito utilizado em conjunto com Peelings químicos, potencializado os resultados. O tratamento é realizado por meio de uma ponteira diamantada, que como uma lixa, remove as células mortas, clareia manchas, suaviza rugas finas, fecha os poros e uniformiza a textura da pele. Após a aplicação, é recomendado somente a utilização de protetor solar de acordo com a indicação do profissional.


SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141- 4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário