segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cuidados com a pele no verão



 A fisioterapeuta dermatofuncional Dra. Marcela Rodrigues dá dicas de como cuidar da pele no verão



Como devemos preparar a pele para o verão?
Tanto o rosto como o corpo precisam de uma esfoliação para afinar a pele e remover os vestígios de células mortas que tenham ficado presos por meias, calças justas, roupa de frio e maquiagem. É importante fazer uso de esfoliantes que contêm pequenos grânulos esféricos que, ao serem massageados na pele, ajudam a soltar as células mortas, para quem não quer comprar, é possível fazer um esfoliante caseiro com um creme de limpeza misturado a algum abrasivo cutâneo, como aveia. Massageie a mistura sobre a pele por um ou dois minutos e retire o excesso de creme com água morna. Por último, umedeça e hidrate a pele com seu creme habitual. Um procedimento simples para fazer diariamente, inclusive várias vezes ao longo do dia, é borrifar na pele do rosto e do corpo uma loção tônica refrescante, hidratante e estimulante. A hidratação e a umectação também são essenciais se você já começou a tomar um pouco de sol. A perda de umidade traz como consequência o aparecimento de rugas e a redução da elasticidade da pele

Como conseguir um bronzeado saudável?
Para obter uma resposta biológica normal da pele e ficar com um bronzeado uniforme, é preciso hidratá-la e nutri-la com emulsões, géis e cremes de acordo com o seu tipo de pele. E usar sempre um protetor fator 15, pelo menos, pois o bronzeado será uniforme e não ocorrerá queimaduras.

É perigoso usar autobronzeador? Qual a forma correta de utilizar?
O que o autobronzeador faz é "colorir" a pele por um período de tempo que pode ser de até 1 semana com o mesmo bronzeado, dependendo da pele, da aplicação.
O autobrozeador age somente nas camadas superficiais da pele, através de uma substância chamada DHA (dihidroxiacetona) que em contato com as proteínas da pele provoca o efeito bronzeado. O primeiro passo antes de passar o autobronzeador é fazer um esfoliação corporal, pois ele remove todas as células mortas da pele e prolonga o bronzeado. É muito importante também tomar muito cuidado para não deixar resíduos de autobrozeador nas mãos, senão a palma da mão ficará toda bronzeada também. O autobronzeador deve ser aplicado sempre em movimentos circulares para evitar as manchas por acumulo de produto ou falta dele em alguns locais. Passe em todos os locais onde deseja que fique bronzeado. Após a aplicação espere secar/absorver completamente o produto antes de se vestir. Espere de 3 à 5 horas e pronto já estará com uma nova cor. Para intensificar o bronzeado aplique dias seguidos, após conseguir a cor desejada faça uma manutenção da cor reaplicando o produto de 1 a 2 vezes por semana.

Como evitar que a pele fique oleosa na estação?
Limpeza da pele com produtos específicos é uma das principais recomendações. Uma boa higiene esse é o segredo, entre os cuidados diários é imprescindível uma higiene bem feita e o uso de cosméticos adequados. O adolescente precisa estar consciente de que será uma batalha constante, pois necessitará de alguns anos de dedicação e cuidado até que passe a fase crítica. Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, com um sabonete líquido ou em barra suave e livre de óleo (oil free), com água morna ou fria, jamais quente, para não estimular a produção de sebo. Os sabonetes precisam ser anticépticos e bactericidas. Muitas marcas especificam isso no rótulo, mas quando não vem denominado, basta ver se na lista de ingredientes contém triclosan ou irgasan, substâncias com essas propriedades. Uma boa higienização e uma esfoliação já ajudam a melhorar o aspecto da pele. Há no mercado esfoliantes suaves, indicados para esses casos. Inicie os bons hábitos cedo, hidratando sua pele diariamente com um hidratante que contenha um FPS (fator de proteção solar) de pelo menos 15. Lavar o rosto, especialmente com água quente, remove os óleos naturais. Utilize uma solução de limpeza suave com hidratante ao invés de sabonete, e depois um hidratante leve. Evite exposição ao sol, os danos provocados agora pelo sol aparecerão mais tarde na forma de manchas e rugas.

Existe alguma receitinha natural (e fácil) para a garota fazer com o que tem em casa no verão?
Máscara esfoliante:
1 colher de mel
3 colheres de aveia em flocos
Junte a aveia e o mel e misture. Aplique na pele fazendo movimentos circulares ascendentes. Essa máscara regula o ph da pele, tornando-a mais homogênea e ajuda na remoção de cravos e espinhas. Faça duas vezes por semana.
Máscara para hidratar a pele seca:
1 copo de iogurte integral, sem sabor
1 colher de sopa de óleo de amêndoas
1 colher de sopa de mel
½ colher de óleo de semente de uvas brancas
folhas frescas de sálvia
Misture delicadamente o óleo de amêndoas, o óleo de semente de uvas brancas e o mel ao iogurte. Passe no rosto limpo, uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Descansar por 20 minutos. Feito isso, retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele. Aplicar uma vez por semana.

Quais são os melhores métodos de depilação?
É nessa fase que os pelos começam a aparecer em maior abundância e as meninas começam a querer tirá-los e pensar na antiga e famosa lâmina. Quando as mães já têm o hábito da depilação passam a conversar com as filhas a respeito do assunto, acalmando-as quanto à dor e levando-as em sua depiladora de confiança, inclusive permanecendo presente na sala, para que se sintam mais seguras.  A depilação em adolescentes há de ser feita com cuidados redobrados e com muita paciência. Os produtos usados e especialmente a cera de depilação normalmente é de consistência mais elástica, com aditivos calmantes e de baixa temperatura. Tudo isso porque realmente a pele da adolescente é muito mais sensível do que a pele de um adulto. Normalmente elas começam depilando apenas a canela, a virilha só na voltinha do biquíni e também as axilas. A partir da segunda depilação já pedem para tirar um pouquinho mais na virilha e a partir da terceira depilação já estão muito mais a vontade, tanto quanto à timidez, que a maioria tem nessa idade, como mais tranquilas quanto ao medo.

A menina deve tomar algum tipo de cuidado depois de depilar?
Sim, sempre procurar profissionais especializados e evitar fazer a depilação em casa.

Se a garota passar do ponto na hora de tomar sol, o que deve fazer?
Caprichar na hidratação da pele e tomar muita água.

A pele dos pés também sofrem com a exposição ao sol, o que a garota deve fazer para protegê-los?
Fazer esfoliação, hidratação e não esquecer do filtro solar.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141- 4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário