quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Poros Dilatados - Como Evitar e Tratar




 



Poros dilatados. Que mulher (e homem) não se incomoda com eles? Esse probleminha tem até um nome especial: porexia. Para cada pelo existente no corpo, há um poro correspondente na pele. Apesar de todos não serem visíveis, alguns poros na pele são, sobretudo no nariz e nas bochechas. Em média, um adulto tem cerca de 5 milhões de pelos (e poros) em seu corpo, portanto, os poros dilatados na pele visíveis normalmente são uma bem pequena minoria.

A fisioterapeuta dermatofuncional Marcela Rodrigues, explica como cuidar dos poros e da pele. “Manter os poros na pele limpos e saudáveis é muito importante para manter a pele com uma ótima aparência. Os poros funcionam como um dreno, e a sujeira e óleo na pele são eliminados por esse delicado sistema de drenagem. Quando esses poros obstruem, cria-se um empilhamento de óleo (sebo) e células mortas no folículo piloso. Em pouco tempo, bactérias residentes na pele abrem seu caminho e crescem nesse poro obstruído, causando inflamação. Isso pode causar coceira, o que só piora as condições locais, levando mais sujeira, óleo e células mortas, além de pressão física – tudo o que uma acne (espinha) precisa para se desenvolver. Pior, coçar pode fazer com que o poro se distenda ainda mais. Quanto mais limpo o poro, menos ele irá aparecer. Você deve lavar o rosto duas vezes ao dia com produtos específicos para a pele oleosa . O segundo passo da limpeza é o tônico. Aqui ele deve ser adstringente. Outro passo importante é a esfoliação, que deve ser feita duas vezes por semana para remover as células mortas”, explica Marcela.

Aqui estão algumas medidas que você pode adotar para minimizar a aparência dos poros dilatados na pele:

- Se você usa maquiagem, lembre-se de remover toda noite com um produto de limpeza suave para prevenir a obstrução dos poros;
- Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, formando um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que os poros apareçam maiores do que realmente são;
- Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Lavando seu rosto regularmente para diminuir a oleosidade da pele pode melhorar a aparência dos poros. Há atualmente no mercado sabonetes específicos que ajudam a tratar o problema, podem ser usados à noite e são  ótimos para desengordurar a pele oleosa. Soluções ou medicamentos contendo ácido acetilsalicílico podem desengordurar a pele e ajudar você a manter os poros limpos;
- Vestígios de células mortas de acumulam ao redor das bordas dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir a aglutinação de células ao redor dos poros e reduzir os bordos dos poros, melhorando seu aspecto;
- Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas com o objetivo de deixar sua pele parecer mais atraente. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos um pouco mais invasivos, mas com excelentes resultados. Consulte seu médico para saber qual o tratamento de escolha para seu caso.
   
“Para diminuir a aparência dos poros dilatados, deve-se começar por manter a pele e os poros limpos. Pode-se usar um produto que promove uma limpeza suave duas vezes ao dia. Também se deve lavar a pele do rosto após exercícios físicos ou outras atividades que causam suor, para evitar o acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros. Apenas tome o cuidado para não esfregar muito a pele: quando se lava a pele em excesso, a pele responde como se estivesse ressecada e o organismo pode produzir mais óleo para compensar. Isso só piora o problema. A utilização de um sabonete esfoliante uma vez por semana também pode ajudar, uma vez que ele promove uma quebra dos coágulos de células mortas que se formam ao redor dos poros e podem dar à pele uma aparência mais suave. Cremes que minimizam os poros dilatados contêm substâncias que aumentam a produção de glicosaminoglicanas pela pele, que ajuda a dar mais firmeza à pele ao redor dos poros, diminuindo a aparência dos poros dilatados”, observa Marcela.

Em seguida, use algumas medidas preventivas para eliminar ou evitar fatores que contribuem com a aparência de poros dilatados. A aplicação de solução retinoide tópica (vitamina A) pode não somente diminuir a aparência dos poros dilatados, mas também dissolver as bactérias que causam acne e tratar os danos do sol ao mesmo tempo (dois fatores que contribuem para o aspecto dilatado dos poros).Os cremes esfoliantes são de fácil acesso, podem ser utilizados em casa sem o auxílio de um médico e ajudam a manter a pele e os poros dilatados limpos, melhorando sua aparência. Por último, o uso de filtros solares podem proteger sua pele e evitar a piora dos poros dilatados.

Tratamentos:

Microdermoabrasão/Peeling de Cristal
Esse tratamento consiste no uso de pequenos cristais que, em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve. No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que podem obstruir os poros.

Peeling Químico de Ácido Retinoico
O tratamento de poros dilatados com peeling químico tem ótimos resultados, assim como a microdermoabrasão. Pode-se utilizar o ácido retinoico a 5%, em uma sessão semanal, de quatro a seis sessões para um tratamento completo.
 
O make e os poros
Para quem não sai de casa sem maquiagem, é imprescindível o uso de um primer, pois ajuda a disfarçar os poros. Depois do primer, procure usar bases leves. A em mousse é ideal para a pele oleosa, pois dá um acabamento mais aveludado. O certo é aplicá-la com movimentos circulares para polir a pele. A base em mousse não necessita do acabamento do pó. Se você usar uma outra base, uma boa dica de pó compacto ideal para a pele oleosa pois, além de disfarçar os poros, segura a oleosidade da pele por mais tempo. E, claro, nunca dormir com maquiagem. Fazer uma boa higienização da pele é primordial. Se você fizer isso, seus poros ficarão cheios de resíduos e, consequentemente, maiores. Evite produtos de maquiagem muito densos, pesados e oleosos, produtos assim tendem a obstruir mais os poros. Produtos não-comedogênicos e oil-free são os ideais para uma pele oleosa. Opte por cremes com algum dos seguintes ingredientes: ácido salicílico, gluconolactona, ácido glicóico ou zinco. Esses componentes ajudam a diminuir a oleosidade e a manter a pele limpa por mais tempo.

SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário