segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vem chegando o verão....



Tudo sebre celulite!!!



- O que é celulite? O que é mito e o que é verdade?
A celulite é também conhecida pelo nome fibroedemaginoide.  Caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Pode se apresentar em 4 graus diferentes. Mas uma paciente pode apresentar 2 ou mais graus em diferentes partes do corpo.

GRAU 1 LEVE
 A celulite é interna, não é vista ou sentida  Os vasos estão mais permeáveis e as toxinas começam a se instalar  Se a pele for apertada com força, vão aparecer furos minúsculos  Se for tratada neste estágio, a possibilidade de melhora é de 100%

GRAU 2 VISÍVEL
 A pele tem um aspecto acolchoado
 O sistema linfático está comprometido
 Se a pele for apertada, fica amarelada, porque há acúmulo de líquidos. É o começo da formação dos edemas  Surgem vasinhos arroxeados na região, graças à vazão de líquidos  Não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos  Nesta fase, a chance de melhora é de até 80%


GRAU 3 INTENSA
  A superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque
 A pele está mal nutrida e pode haver desidratação dos tecidos. A textura torna-se áspera e os poros ficam dilatados
 Surgem microvarizes
 Começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente
 Com a circulação comprometida, sente-se a pele mais fria
 Mesmo neste estágio, é possível melhorar o estado da celulite em cerca de 60%

GRAU 4 GRAVE
 A celulite fica evidente até mesmo sob as roupas
 As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam de tal forma que criam nódulos, prejudicando a circulação
 Os nervos podem ser comprimidos, o que faz a região ficar endurecida e dolorida

Atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema.
O ideal de beleza da atualidade é o "corpo perfeito". A presença de tecido adiposo (gordura) é pouco aceita e as irregularidades deste tecido, a "celulite" é um verdadeiro pavor para as mulheres, que desejam permanentemente estar de acordo com os padrões de beleza atuais.


Como se forma?
 As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas.
Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens e adolescentes e não respeitando até as mulheres magras.
Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdomem, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.


- A celulite possui tratamento?
 Existem vários tratamentos, dificilmente a celulite some totalmente, a idade sempre interfere, também o grau e o tempo que a celulite já durou. Graus mais iniciais e tempos mais curtos, pessoas mais jovens tem melhor resposta ao tratamento, graus mais avançados com nódulos, depressões, grande extensão em pessoas mais velhas que apresentarem essa celulite há muito tempo vão ter mais dificuldade em ter resultados mais satisfatórios. O tratamento sempre vai depender do grau, da idade, do tipo de manifestação que se apresenta com mais intensidade daquela celulite, por exemplo, mais gordura localizada, mais retenção de líquido, sendo que cada caso  é analisado individualmente e cada caso terá seu tratamento. Para tratar a celulite podem ser utilizados a Carboxterapia, o ultra-som, a endermoterapia e a radiofrequencia, além de massagem manual ou com aparelho que é chamada drenagem linfática, que é uma massagem que ajuda a não haver tanta retenção de líquido e é feita delicadamente fazendo-se pressão no trajeto dos vasos linfáticos. É uma massagem delicada, especial que não tem relação com a massagem convencional. Também não é possível se falar em melhores tratamentos, todos são igualmente bons, depende da indicação. Em geral na celulite não se utiliza só um tratamento a não ser em casos muito iniciais mas a grande maioria


- Quais tratamentos são realmente efetivos e quais não dão resultados?
 Conforme respondi na pergunta anterior, cada caso e grau possui seu tratamento...portanto n existe tratamento sem resultado e com boa indicação todos Sao efetivos.....Citei tmb na questão anterior alguns tratamento consagrados: Carboxterapia, radiofrequencia, endermoterapia, ultra-som e drenagem linfatica.


- Fazer exercícios físicos ajuda a eliminar/evitar a celulite? Se sim, quais?
A falta de exercícios físicos diminue muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal e diminuição da celulite.
Exercício físico regular como caminhada, bicicleta ou natação sao indicados no combate a celulite. Em adição deverá efectuar alguns exercícios específicos como; agachamento, leg press, flexão e gluteos. Espere melhorias em 3 semanas e peça ajuda ao seu instrutor, para efectuar estes exercícios corretamente.
 
- Qual é o papel da alimentação na aparição da celulite?
Se uma pessoa quiser mudar o seu contorno corporal deve mudar os seus hábitos. Você é aquilo que você vive. Quem tem alimentação saudável e pratica exercícios vai ter o contorno corporal associado a esses hábitos saudáveis.
Chás, arroz integral, e azeite. Entre outros são exemplos de alimentos simples que podem dar aquela força na hora de declarar guerra à inimiga. Isso porque eles têm substâncias poderosas contra a celulite.
*Arroz integral
Contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), que diminuem a absorção do açúcar e melhoram o funcionamento do intestino.
*Aveia
Rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.
*Chás
Chá verde e de sálvia são eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Infusões com menta e espinho branco também ajudam a desinchar.
*Azeite de oliva extravirgem
Tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Se for usado junto com o azeite de linhaça, torna-se ainda mais potente.

- Qual a sua dica/truque de profissional para tratar as celulites?
Beber 2 litros de água por dia.
Hidratar a região com cremes específicos para tratamento de celulite, realizando auto-massagem.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Alimentação balanceada com alimentos funcionais.
Drenagem linfática para prevenir, relaxar e melhorar a circulação. 



SERVIÇO:
Dra. Marcela Rodrigues – Fisioterapeuta Dermatofuncional e Estética Aplicada
11 4063-4934 / 27 4141-4138

Nenhum comentário:

Postar um comentário